08 abril 2011

Wellington Menezes de Oliveira e Sociedade Geradora de Violência (Bulyng)


Nunca saberemos os reais motivos que motivaram Wellington Menezes de Oliveira, assassino da escola do Realengo no RJ, não quero aqui justificar a barbaria cometida por esse jovem, que de meu ponto de vista já estava morto há muito tempo, até porque também não se pode julgar uma mente doentia, anormal em relação à maioria das pessoas.
Tudo que tenho lido e ouvido sobre o tipo de perfil de Wellington são pessoas que tinha notas boas nas escolas, calados, depressivos, suicidas e muitos deles sofreram algum tipo de bulyng, viam no tipo de agressão que cometiam algum tipo de revanche ao que anteriormente teriam sofrido nos locais onde cometeram suas ações assassinas.
 É evidente que há anomalias que não podemos controlar, porém somos culpados por muitas que deixamos acontecer no dia-a-dia. Próximo de onde moro vejo alguns garotos pré-adolescentes tentando menosprezar outro por ser efeminado, tento conversar e fazer com que eles se respeitem, quando os vejo com brincadeiras agressivas uns com os outros faço o mesmo falando que aquilo machuca, se é um sobrinho envolvido não ajo de forma diferente, todos pertencem a uma mesma sociedade e ninguém é melhor que ninguém só porque é meu parente ou amigo.
Fico me perguntando como alguns adultos não têm capacidade de fazer o mesmo, certa vez vi em jornal na TV mãe estimulando e ajudando sua filha a agredir outra moça de idade próxima. Que tipo de formação uma jovem como essa vai ter? Que se deve revolver tudo na pancadaria? Ouvi pais educando seus filhos agredirem outras crianças na escola se alguém o lhe agredir. Será que ele é incapaz de educar seu filho a buscar outra forma de resolver o problema? Certa vez uma educadora comentou: “quando a criançada que foi agredida nem ligo, digo é assim mesmo”. Que tipo de educação ela pensa está dando? Que a vida é para bater ou apanhar?
Fiquei impressionado ao ver cenas do Rio, quando populares queriam invadir a escola para espancar o suicida, ou seja, ele cometeu um ato covarde e doentio, logo isso da direito de da sociedade ali em volta tornar um ser assassino tal qual ele? Ele usou armas a população ponta pés, porretes...? Agimos igual e pronto, está tudo justificado? Que tipo de sociedade nós somos? Para onde encaminhamos essa sociedade? Que queremos dela?
Na terça aqui por Manaus um jovem assassinou a mãe e o irmão deixando ferido o pai, talvez pela não aceitação de sua sexualidade pela parte da família, também era aparentemente um jovem calmo. Até onde o desrespeito ao outro pode levar alguém?
Como muitos nesse país, chorei por esses jovens adolescentes, não consegui ter raiva do assassino, mas pena por ele ter tido uma vida tão miserável, tão infeliz, mas na realidade nem sei se ele era infeliz uma vez que a cabeça dele não funcionava como uma mente sã. Sei que não devemos aceitar os erros da sociedade que percebemos no cotidiano, tão pouco os incentivar. Volto a dizer: Bulyng parece ser comuns a todos esses agressores, é hora de combatê-lo com mias força e isso cabe muito aos educadores, ao estado capacitando nossas escolas com profissionais competentes e, claro, ajuda fundamental da família.

2 comentários:

  1. cada um pensa de uma forma..e age diferente..
    nao entendemos ...o pq..
    mas Deus sabe..o pq!

    ResponderExcluir
  2. Parabens, até que emfim um artigo capaz de entender que a sociedade tem sua parcela de culpa.
    Onde a panelinha de gente preconceituosa, ignorante, fútil e dita normal. fazem as regras e discriminam qualquer pessoa fora do padrão, gerando individuos humilhados, reprimidos e revoltados.
    O Caso do Wellington não era de um covarde vitima de bulling que se vingou de pessoas que não tinham nada haver.
    Mas sim, de um jovem que já era doente, com pertubações mentais,e a sociedade não ajudou, nem mesmo o respeito, sendo assim seu problema agravou.
    Apesar que tem muitos ignorantes que confundem as coisas, acham que qualquer critica a sociedade ou qualquer justificativa para as atitudes do Wellington, é dar razão para a violencia gratuita que ele fez.

    ResponderExcluir

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário