27 abril 2011

Encontro de Jovens e Adolescentes vivendo com HIV/AIDS na Amazônia

5º Encontro de Jovens e Adolescentes vivendo com HIV/AIDS em Manaus
Em um mês a RNJAVH (Rede Nacional de Jovens e Adolescentes Vivendo com HIV/AIDS) realizará na cidade de Manaus, de 26 a 29 de Maio, seu quinto encontro.
A estratégia deles é muito boa, pois na região norte o índice de infecção com o HIV tem aumentado, um encontro na região vela junto consigo a reflexão de todos sobre a temática do HIV principalmente para adolescentes e jovens. Visto que o grupo que mais é atingido pelo vírus hoje. 
É bom ver jovens de todos Brasil saírem de suas realidades locais para acompanhar em loco outras realidades existentes desse país continental, fazer novas reflexões, buscar de seus direitos e ver novas diretrizes e perspectivas para toda juventude portadora do HIV.
O Brasil tem o melhor programa de ADIS do mundo, no entanto amigos virtuais dizem que em áreas mais distantes dos grandes centros no Amazonas, onde também há muitos casos de HIV, que não há tratamento em suas cidades, por isso tem que se locomover para outras cidades, não há distribuição de preservativo, conscientização dos jovens, a contaminação vertical é grande. É preciso cobras das prefeituras coordenações municipais de HIV/AIDS que trabalhem. Quanto mais a juventude da rede conhecer essas realidades mais estará capacitada para representar e defender com maior força e consciência na sociedade a própria juventude.

Talvez pela dimensão do Estado e em muitas localidades ter acesso só através de barcos essas dificuldades ainda aconteçam, mas como temos o melhor programa de AIDS do mundo, distancia é algo fácil de ser superado. É momento para levar essa reflexão junto às autoridades competentes para olharem com carinho a realidade amazônica e suas especificidades de modo diferente das outras realidades de nossa Nação.
Parabéns e sucesso Jovens da Rede!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário