05 abril 2011

Homofobia no Esporte (volei)

“Após ser alvo de preconceito em Minas Gerais, o atleta Michael, do Vôlei Futuro, assumiu ontem ser homossexual. "Sou gay, mas isso não precisa ser comentado. “Todo mundo aqui sabe", disse ao Globo Esporte. Na semifinal contra o Cruzeiro, na sexta-feira, em Contagem, o atleta foi chamado de "veado" e "bicha" pela torcida toda vez que participava do jogo. “O árbitro não relatou o caso na súmula”.
Não sei se você é do tipo que se alegra quando alguém tem consciência de si, que não é como muitos que ficam sobre o muro ou se escondendo atrás de uma mulher. Infelizmente não convivemos em uma sociedade que sabe lhe dar com o diferente, talvez por pura preguiça de aprender sobre essas diferenças e respeitá-la.
Infelizmente existem pessoas como as que agrediram Michel, fico pensando se foi uma tentativa de tirar a concentração do atleta, uma brincadeira idiota ou um ato claro de homofobia. Eram muitas pessoas chegando Michel, será que próximo a eles não há nenhum gay? Ou será simplesmente um bando de alienados tapados que não percebem nada ao redor? Será que esse esporte deve ser praticado só por heteros? Será que alem de sermos menosprezados por idéias preestabelecidas por uma sociedade preconceituosa devemos não ter nenhuma pratica esportiva?
Certa vez uma senhora disse em uma clinica oftalmológica ao ver um rapaz efeminado: Queria que todos os gays desse mundo morressem!  Como eu conhecia o médico, que também era o da senhora “gentil”, bem como o namorado dele disse a ela: Senhora, de me perdoe pelo que vou dizer, deixe suas ideais explicitas com um tom menor de voz, o namorado dele está sentado aí na frente e acabou de olhar-la com uma cara de desprezo.
Ela meio alcoviteira começou a perguntar se o medico era gay mesmo e ainda acrescentou: “Gente ele é tão bonito! e foi quem fez a cirurgia no meu olho... é um médico tão bom, tão competente... é tão bonito... Então lhe disse: Senhora se todos os gays do mundo morressem, nesse exato momento, certamente muita gente competente também morreria como médicos, professores, jogadores de futebol, pais de família...
Não sei se ela atendeu a mensagem, chamaram meu nome para ser atendido, o rapaz que estava ao lado dela, seu filho, me olhava o tempo todo que conversava com os olhos brilhando, evidente que não comentei. Gays fazem qualquer outra coisa inventada pelo homem e estão em todas as partes da sociedade, inclusive em todos os esportes.
Outra a experiência tosca que tenho para contar é de certa vez alguém ao meu lado, gritar para um homossexual, que corria na rua, chamando-o de menina, com toda delicadeza que mamãe me deu perguntei ironizando: Cara, mas ela tem cara de homem, você já meteu a mão dentro da caixinha dela pra saber se é mulher mesmo!?
Que babaquice é essa para classificar o outro por ter uma sexualidade diferente, da sua, como palavrinhas idiotas? Que tipo de torcedor não sabe respeitar? Não sabe conviver com o diferente? Como deveríamos lhes classificar?
Parabéns a Michel e a Vôlei futuro! Agora sou dessa torcida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário