01 março 2012

Preconceito com Efeminados

Certa vez conversando com um Sr de 90 anos na rodoviária da cidade, passou um rapazinho bem efeminado, desses que não deixam sombra de duvida sobre sua sexualidade, como percebi que ele, o Sr, olhou para o rapaz e eu curioso para entender até que ponto ia a compreensão dele sobre vida gay, perguntei como eles travavam pessoas como aquele jovem na sua época de juventude. Ele me disse que sua juventude não havia coisa daquele tipo, que isso era coisa da modernidade, mas que mesmo assim ele já havia visto muitas coisas na vida e sabia respeitar a decisão do jovem.
Cá entre nós não considero a homossexualidade estar no âmbito da decisão humana, se nasce homossexual ou não se nasce, porém uma coisa me chamou atenção naquele senhor, o fato de saber conviver com o diferente. Recordei esta cena durante um dia de carnaval em uma conhecida banda da cidade, quando um  grupo de soldados olharam para um outro jovem muito efeminado e começaram a rir. Lembrei de que um outro colega havia falado no termino do ensino médio: “Há muita gente que tira sarro com gente deste tipo, mas de repente encontrando-se a sós com gente do tipo rola algo. Claro que vai morrer jurando que não.”
Outra coisa que veio em minha cabeça é que pessoas que são treinadas para defender a população têm tal comportamento. Como sou gay vi muitos outros gays passarem por ali e como nenhum era tão estereotipado como aquele jovem em questão ninguém ria deles. Que fique só entre nós, com a visão de raios-X que a maioria de nós gays tem, entre os soldados também tinham dois que perceptivelmente vi que também são do babado. Que coisa feia, discriminando outros semelhantes a si só por serem mais delicados.
Coisa de gente atrasada, de país atrasado, não, nada disso. Conheço alguns “caras” que “vieram de locais mais avançados” do mundo, e também entre eles há gente que não sabe lhe dar com o diferente. Não penso que isso seja coisa de gente com pouca escolaridade, pois também já vi gente de pouca instrução que convivem perfeitamente bem com outras tidas como diferentes.
Penso que a resposta esteja em algo mais particular, quando vejo algo ou alguém bem diferente do que costumo ver me chama até muita atenção, mas não me fecho a aprendizagem ou ainda vou apontar o dedo, tirar chacota, tirar sarro por ser diferente. Durante minha adolescência usava uns corte de cabelo bem maluco e sempre surgia alguém que olhava para meu corte, alguns brincavam e ficavam rindo da diferença da maioria, esses que zoavam sempre os considerei como gente mesquinha e “pobre” a ponto de não saber absorver o diferente  que não me agride em nada nem a sociedade.
A conclusão que tenho desse tipo de pessoa que trata o outro por ser diferente como algo comigo ou alvo de ironias e bla, bla, bla são simplesmente pobres no que tange ao respeito. Pena que não são como Sr de 90 anos que disse: “já havia visto muitas coisas na vida e sabia respeitar...” 

4 comentários:

  1. Olá!

    Li o teu texto com toda a atenção. Em Portugal (eu sou português, ahah) é igual. Aqui também há imenso preconceito mesmo dentro da própria comunidade gay. Eu acho tão ridículo, afinal, todos somos iguais na essência (gay), contudo, com diferenças. Jamais discriminaria alguém apenas por ser delicado. Cada um está no seu direito de ser como é. Somos como somos e nada poderá alterar isso.
    O que o mundo precisa é de mais tolerância!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. For the reason that the admin of this website is working, no
    doubt very shortly it will be famous, due to its feature contents.
    Here is my page ... http://www.Teenpornsexpussy.com

    ResponderExcluir
  3. We absolutely love your blog and find the majority of your post's to be what precisely I'm looking for.
    Would you offer guest writers to write content for yourself?
    I wouldn't mind producing a post or elaborating on some of the subjects you write about here. Again, awesome web site!
    Here is my webpage : teen porn

    ResponderExcluir
  4. I would like to thank you for the efforts you have
    put in writing this site. I am hoping to see the
    same high-grade blog posts by you later on as well.

    In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own, personal
    blog now ;)
    Here is my blog ... porn

    ResponderExcluir

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário