16 fevereiro 2012

Carnaval de intolerância? Carnaval de intolerância?


Na abertura da campanha de prevenção no carnaval elogiamos a iniciativa do Ministério da Saúde em trazer o enfoque este ano para os jovens gays, principalmente, pela necessidade de se pensar em ações para esse público em razão do contexto de vulnerabilidades em que se encontram diariamente. A campanha iria circular em TV aberta pelo país inteiro, um Brasil democrático, País de um Estado laico. Infelizmente a realidade não foi essa. O governo Dilma vetou a exibição dos vídeos.

Diante do recuo da campanha, nos perguntamos qual a prioridade do governo Dilma. É realmente eliminar a transmissão vertical do HIV? Defender os direitos humanos, tão presentes nas suas falas? Qual o seu compromisso com o movimento AIDS e LGBT? Que forças ocultas são essas que fazem o ministro Alexandre Padilha tomar essa drástica atitude? Quem está por trás disso é tão  letal quanto o vírus HIV? Tão forte quanto o estigma, preconceito e homofobia?.

Se dois jovens, do mesmo sexo, trocando caricias em uma  campanha de prevenção a Aids é escândalo para o Brasil a ponto de ser retirada, essas pessoas não assistem ou fingem não  assistir as novelas e os reality show. Escandaloso não seria gastar R$15 milhões em uma campanha e não usar o material produzido? O dinheiro vai ser devolvido aos cofres públicos?

O movimento social se fragilizou, porém ainda precisa cumprir seu papel de controle social que sempre foi importante desde o inicio da epidemia. Ainda, se for preciso novamente terá que sair as ruas antes que seja tarde demais para não se ter os direitos historicamente consquistados longe do seu alcance.

É incoerente estarmos discutindo a criação de um plano nacional de enfrentamento da epidemia de Aids para a juventude diante de uma política fragilizada. Por isso, esperamos que neste carnaval o movimento social possa colocar o bloco na rua e questionar por quê o governo brasileiro, que historicamente enfrenta, com sucesso, a epidemia de Aids através da promoção de direitos, esteja praticando e reforçando exatamente aquilo que sempre combateu: a homofobia.
Crie seu site grátis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário