30 janeiro 2011

Brasileiro Povo Mais Legal do Planeta


Brasileiro, o povo mais cool do mundo segundo pesquisa CNN, hummm, será que é verdade? Eu não sei, até pode ser, porém há alguns aspectos necessários de melhora. Infelizmente ainda há neste país pessoas, em algumas regiões, que se sente melhor que outros de outras localidades. Não quero dizer que não devemos amar tudo de bom que há em cada localidade e suas especificidades, temos mais é que amar e valorizar mesmo. Porém quando tratamos alguém de modo diferenciado só por ser de outra região é triste, muito triste!
Sou branco, há quem diga que não sou daqui, o que querem ver é um estereótipo indígena, e infelizmente já vi gente com tal fisionomia sendo mal tratado em outro estado, assim como já vi velhos, negros e nordestinos, até parece que ser branco é ser melhor que alguém. Creio que a maioria das pessoas que compõe nossas regiões não é igual aos que vou mencionar, vi gente no extremo sul tratando mal amazônidas, do sudeste menosprezar nordestinos, presenciei um Sr negro, de certa capital de um estado do sudeste, tratando mal alguém, de mesma cor, só porque era do interior. Certa vez alguém do nordeste tentou menosprezar Manaus, afirmando que aqui só tem índio, pra me defender disse a ele que já vi muitos indígenas mais civilizados e educados que ele. Não tiro o nosso da reta, já vi muita piadinha desprezível aos nossos irmãos do estado vizinho, bem como de outras localidades se alfinetando.
Infelizmente tem gente nessa nação que conhece outros países, mas não conhece o seu próprio, pior ainda fala muita besteira de seu próprio povo, de regiões que nem tem a noção de como são. Somos bem legais para o mundo, ainda não chegamos ao ideal que necessitamos como nosso próprio povo. Por que ainda tratamos o outro como se ele valesse menos que nós? Será que nossas diferenças regionais e nossos povos com sua diversidade são piores uns que os outros? Será que os parâmetros que usamos para analisar as diferenças regionais são palpáveis, dignas?
Tenho a mania de conhecer através da internet pessoas de todas as partes do país, quando mencionam um local que não conheço, entro no Google Earth e tento conhecer o mínimo daquela realidade para não falar besteira, tento tratar bem a pessoa do outro lado do monitor, isso porque sei que não sou e nunca serei melhor que ela e ninguém independente de cor, religião, estado do país ou qualquer outra coisa será.
Na década de oitenta, conta um amigo mais experiente que eu, voltando da Itália disse a uma garotinha da família onde havia ficado hospedado, você quer ir comigo a São Paulo? Ela respondeu: “não lá só têm selvagens”. Errado o conceito que ela tinha do Brasil. Será que não temos uns dos outros, conceitos errados, no que diz respeito as nossas regiões? No sul não há só brancos e gente evoluída, no sudeste não há só trafico de drogas, lindas praias e povo civilizados, no nordeste não há só seca e gente de cabeça chata como em algumas regiões falam, no norte não há só indígenas e mato, no centro do país não há só caipiras e pantanal. Somos um povo lindo, que ainda muitos não perceberam.
No dia que nos olharmos como gente, como ser humano, e digo isso de todos os povos do planeta, não haverá mais um povo que será eleito o melhor do planeta, pois todos os povos serão.
Seremos o povo mais legal do mundo quando aprendermos a amar nossas diferenças regionais e a conhecermos em loco aquela realidade. Viva nosso diversidade brasileira! Viva nosso povo! Viva nossas diferenças! E vaias para quem ainda descrimina as diferenças e os povos que aqui vivem pátria amada Brasil!

Um comentário:

  1. Infelizmente o que você diz é verdade, sou paulista, viajo muito, conheço locais no Brasil e no mundo. Lá fora ainda vêem o brasileiro como alguém de festa alegria e prostituição, existe pessoas por lá perguntando até mesmo se aqui usamos roupas. Pior ainda, o povo brasileiro, principalmente do sul e sudeste ainda se trata como povo maior e menor enquanto todos são iguais. Parabéns pelo blog. Vou indicar teu blog a amigos.

    ResponderExcluir

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário