22 julho 2012

Como você que gosta de pessoas do mesmo sexo como prefere ser identificado?



Você já parou para fazer uma lista de quantos nomes existe cara designar pessoas que gostam de outras do mesmo sexo? Se não vou tentar mostrar algumas: veado, bixa, gay, peroba, boga, pêra, goiaba, maricas, pederasta, queima rosca, sapatão, mulher macho, saboeira, machuda, pingueluda. Bem possível você ter algumas outras para acrescentar nessa lista.

Há quem defenda que tanto faz o uso de qualquer destas palavras, pois todas que fazer referência a pessoas que se relacionam afetivamente com outras do mesmo sexo. Pois é, eu discordo completamente, afinal todas essas palavras e outras, tão ou mais pejorativas que essas, trazem consigo um estigma grandioso, são extremamente pejorativas.


Há quem defenda diga que depende do modo como se fale, pode até ser, tenho vários amigos que brincam uns com os outros usando essas expressões, do mesmo modo que conheço pessoas que brincam com a morte dirigindo depois de beber, que não usam capacete no ao pilotar moto, que tratam com o outro usando palavrões..., ou seja, usam coisas desagradáveis no cotidiano, tais expressões continuam sendo pejorativas.


 Há uma expressão que é muito usada para designar a homoafetividade, gay, que parece ter perdido a força de quando foi inventada, nem por isso ela perdeu o estigma que ela carrega em si. Não sou tolo para não crer que algo não possa se modificar, e com o tempo até mudar completamente seu significado, mas como disse o sentido primeiro ficou impregnado, e se for possível não fazer uso de tais expressões, de minimizar seu valor primeiro ou até mesmo inventar novas palavras para apontar o que é de fato algo se torna melhor e menos agressivo a quem só deveria ser classificado somente como pertencente à raça humana.


termo homoafetividade está sendo usado a um tempo para designa afetividade de uma pessoa por outras de mesmo gênero, sem que isso envolva sexo. Atração, admiração, encantamento por pessoas do mesmo gênero. Em meus textos irei procurar utilizar tal expressão, homoafetividade, a partir de agora, espero que entendam meus motivos.


Todos nós, indígenas, negros, amarelos ou brancos somos humanos, nenhum melhor que o outro, de nenhum dos extremos da terra ao outro, somos todas as mesmas criaturas humanas, e assim deveríamos nos tratar, sem rótulos, sem termos pejorativos estigmatizados, sem ofensa um ao outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário