17 março 2011

Siglas do Mundo Gay

Esses dias “bati” um papo com um senhor, de 70 anos, é uma pessoa muito gente fina, reflexivo, inteligente, comedido, ponderado, experiente... Não havia conversado com um gay de tal idade, ele comentava como era ser gay em seu tempo de juventude.  Tempo vida clandestina, com muito preconceito e sofrimento segundo ele.
Uma das coisas que muito me chamaram atenção foi ele questionar tantas nomenclaturas para identificar a comunidade homossexual hoje. Eu também não compreendo, não entendo nem o porque classificar a sexualidade humana. Homossexual, bissexual e heterossexual, para que classificar? Talvez para as ciências como a medicina seja algo bom, mas no geral não acho nesessário, isso só gera conflitos devido à maioria pretender sobrepor-se a minoria.
Não faço parte de grupo institucionalizado de defesa gay, tento por aqui fazer minha parte, conheço algumas pessoas que estão dentro desses grupos e mencionam sempre grandes brigas entre grupos rivais, nem procuro saber o que significa tantas siglas atuais. Não creio que essas siglas ajudem muito na quebra do preconceito, uma vez que o preconceito deve ser quebrado com informação e aceitação do diferente.
As vezes mudanças  expressões como entro em óbito  no lugar morreu, deficiente visual em vez de cego, obeso  no lugar gordo...., isso para não agredir, mas  não vai mudar o fato das especificidades do que o a nomenclatura que dizer. Tudo vai continuar como é, penso o mesmo do preconceito, ele continua independente de nomes.
A história comprova que a miséria humana da intolerância é que leva a agressões. Mudar uma sigla, como técnica pode até ajudar na aceitação, mas também impede do individuo perceber sua pobreza em relação ao grupo que ele não aceita, não faz crescer de ponto de vista.
Homossexuais serão sempre homos, hetero e bissexuais, independente de nomes. Esse senhor não conhecia a sigla HSH, riu muito quando eu a expliquei, então ele comentou “Essa  sigla serve para veado não se acha veado?” eu não sei se é bem como ele define, não sei se ele está certo, mas continuo dizendo o que nos tira do preconceito é a aceitação e respeito com o diferente.
Quando os cristãos surgiram na humanidade, não foram vistos com bons olhos por muitos chefes religiosos judeus nem tão pouco pelo império romano, segundo a história, eles fazem parte da maior religião do mundo hoje, no geral não vemos preconceito a eles hoje sobre esse grupo religioso, ou seja preconceito quebrado quando chegou o respeito.
Será que não deveríamos erguer a cabeça e dizer somos assim e pronto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário