24 novembro 2011

Dia Mundia de Luta Contra a Aids

Nesta segunda-feira 21 de Novembro de 2011 a foi iniciada em Manaus a campanha de combate à AIDS, celebrado no dia 1º de Dezembro. O início deu-se com uma blitz, na esquina das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus.

Até este mês 800 novos casos foram detectados em Manaus, de 2007 até o mês mencionado há um acumulo de mais de 2.476 casos, esses números dizem respeito a pessoas que iniciaram o tratamento com medicamentos para diminuir o número de vírus e melhorar a defesa do organismo, o número das pessoas que vivem com o HIV e ainda não tomam medicamentos não entram nesses números.

Segundo a ONU 34 milhões de pessoas no mundo estão vivendo hoje com o vírus da AIDS, o HIV. Esse novo recorde, divulgado nesta segunda-feira (21/11) no relatório anual do Unaids, o programa das Nações Unidas dedicado ao combate à AIDS, deve-se a um melhor acesso a medicamentos. Em 2010 apenas 1,8 milhões de pessoas morreram vítimas da doença, enquanto em 2006 os óbitos em decorrência da infecção foram contabilizados em 2,2 milhões.
Jovens  gays serão alvo de campanha contra HIV, diz Alexandre Padilha, ministro da saúde, pois é o grupo onde mais  pessoas são infectadas.

Segundo o Ministério da Saúde 98% das pessoas sabem que preservativos previnem de doenças. Isso leva a uma reflexão não somente para aos jovens gays, mas a toda sociedade: Por que ainda há pessoas que transam sem preservativo? Será que as pessoas têm um desejo natural de correr riscos? Será que são “suicidas’? Será que sexo sem camisinha é realmente melhor? Será que é algo intrínseco, inato, natural ao desejo a pratica sexual sem camisinha?

Em um mundo com tanta informação sobre doenças sexualmente transmissíveis (HIV/AIDS Hepatites), parece loucura manter relações sem camisinha. Resta saber que a camisinha ainda é a melhor maneira de não adquirir uma DST, a menos que se viva a castidade ou ainda as pessoas sejam completamente fieis a seus parceiros (as). Cada um deve decidir como melhor se prevenir.

Dia 27 de Novembro, que antecede o dia 1º de Dezembro, domingo, às 08:00H na Capela da Sagrada Família no Studio 5 a Pastoral celebra junto ao povo católico o dia Mundial de Luta contra AIDS, a celebração será presidida por Dom Mário Antonio da Silva (bispo auxiliar de Manaus). No dia 1º de dezembro, as instituições que estão à frente da campanha junto com a SEMSA e SUSAM realizarão outra grande blitz educativa, com equipes concentradas na esquina das avenidas Pedro Teixeira com Constantino Nery, zona Centro-Oeste; entrada do Shopping Grande Circular, na zona Leste; entrada do conjunto Manoa e Avenida Noel Nutels (em frente ao PAC), ambos na zona Norte; e, novamente, na esquina das avenidas Sete de Setembro com Eduardo Ribeiro

Um comentário:

  1. Eu acredito que existam bem mais casos de HIV/AIDS no mundo. Quem a ONU quer enganar? Deveria assumir que não qure mais é fazer investimentos em AIDS. Ta chegando a hora dos militantes da AIDS mostrarem a cara.

    ResponderExcluir

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário