26 abril 2012

Homossexualidade é Opção, Orientação ou Condição Sexual?


Algum tem tempo atrás vendo o programa do Jô ele questionava a expressão risco de vida para quem quer designar alguém que estava em perigo de morrer, dizia Jô Soares: “... se corre é perigo de morte”. Depois desta observação de Jô vejo que os repórteres mudaram suas matérias usando também a expressão perigo de morte. Para mim a mudança foi sensata, afinal quando estamos em situação de perigo não corremos o risco de viver e sim morrer.
Digo isso porque há algumas expressões que não consigo “engolir” uma delas é a palavra opção sexual defendida por grupos militantes em defesa gay, como se de fato tivéssemos escolhido algo. Como escolher ser gay? Como escolher ser apontado na rua? Discriminado por muito, às vezes até por membros de nossa família? Como escolher ser um algo que muitas vezes é vitima de violência na rua? Talvez até ajam pessoas masoquistas que podem fazer escolha por algo destruidor a si. Opção significa. f. 1. Ato, direito ou faculdade de optar. 2. Preferência. 3. Livre escolha.
Outra expressão que não “desce garganta a baixo” é a palavra orientação sexual ao falar sobre homossexualidade. Certa vez um amigo colocou uma venda no rosto de sua mãe e a conduziu até o local de uma festa surpresa, um amigo professor orientou três pessoas carentes no estudo para que tivessem êxito no vestibular, a madrinha de meu amigo o encaminhou na vida para que não tivesse uma vida adulta de desconforto. Isso sim é orientação. Orientação s. f. Ato ou arte de orientar (-se). 2. Direção, guia.
A quem diga que em nível de sexualidade, ser gay, pode ser até mesmo influência, coisa que também discordo inteiramente. Como eu fui influenciado a ser gay se nunca convive com outros gays? Se tivesse alguma influência nesse sentido eu deveria ser hétero, pois meus pais e meus irmãos são todos héteros.  Influencia s. f. 1. Ato ou efeito de influir. 2. Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra. 3. Prestígio, preponderância. 4. Autoridade moral.
Há quem se justifique usando da psicologia para firmar tais conceitos, defino isso como “psicologismo”, pois creio que a homossexualidade seja simplesmente condição humana. Sou gay, não fiz opção por isso, não fui orientado, não fui influenciado por ninguém. Essa é minha natureza, meu ser, minha identidade... Se há pessoas que se satisfazem pela expressão opção, orientação, influência tudo bem, isso é com delas, como Jô, creio que há palavras e expressões que não dizem nada daquilo que se propõe e isso só irá mudar quando usarmos a palavra correta para falarmos o que queremos realmente expressar.
Não sou nenhum gênio, mas é lógico que temos muitos erros de expressões que devemos ter coragem de mudar, e só muda a história quem é capaz de refletir sobre a vida e defender aquilo que nos parece correto. Usar uma palavra que não expressa essencialmente o que ela é não é nada inteligente.

06 abril 2012

Tem Hetero se Sente Melhor que Gay


Não se pode julgar o caráter de alguém pela sexualidade, no entanto se pode fazer analise das diferenças de índole de duas pessoas a partir do que se percebe do comportamento delas. Conheço dois irmãos há muitos anos, eles tem suas semelhanças físicas, no campo da personalidade são completamente diferentes. 

Não sou um profundo conhecedor da personalidade dos dois, mas sem querer ser a palmatória do mundo consigo perceber perfeitamente bem algumas diferenças entre os dois, ambos têm qualidade e defeitos, mas o que me chama atenção entre os dois é que um deles (o heterossexual) se sente melhor que seu irmão gay, porém o cara é malandro, enrolado, mentiroso..., já enganou quase toda a família e até a própria mãe.

Isso não que dizer nada, até porque em todos os meios existem gente desse tipo e até piores, dentro de nossa estrutura política nem se fala. O que me chamou atenção entre eles é que o hetero se julga melhor só pelo fato de gostar do sexo oposto. Tenta humilhar, fala mal, menospreza... O legal de tudo é que é que o gay sabe quem é, diz ele que preferia seu irmão hetero fosse o mais gays de todos os gays, mas não gostaria que ele fosse tão mau caráter.

Sexualidade não determina caráter de ninguém, isso é evidente, mas impressiona que na atualidade alguém se senta melhor que outro devido sua condição sexual. Dentro do conceito de sociedade que concebemos como aceitável está no cumprimento das leis, de respeito ao semelhante e suas diferenças e não com quem se vai ou não para a cama. 

 Quem dera todos os heteros e homos fossem o mais cumpridores da lei e de respeito ao próximo possível, e não querer apontar o outro como pior pelo fato de ser gay. Como disse no inicio do texto o que determina o bom caráter de alguém não é a sexualidade.