27 setembro 2009

Vida Homo e a Escola

Batendo um papo com um amigo professor, que trabalha com adolescentes, ele comentou sobre um de sues alunos, todos desrespeitavam aquele estudante, isso porque ele é homossexual, mas anda porque o cara é muito extravagante, gosta de chamar atenção, exibido... Lembrei de minha adolescência, já sabia de que eu gostava naquele tempo, no entanto não era efeminado ou extravagante, mas existiam colegas estudantes que já haviam abandonado a escola pelo fato de terem virado chacota de toda a escola.
A atitude de meu amigo foi bem legal, deu uma boa chamada de atenção em toda a turma e ainda nas salas que ele leciona tocou no mesmo assunto conscientizando os alunos. Ele ainda chamou o adolescente à parte e lhe disse sua vida sexual pertencia a ele, mas que não era necessário ele ser tão extravagante em seu comportamento, falou que tinha amigos homossexuais e que eram pessoas comuns como qualquer outra etc. O garoto confundiu um pouco as bolas, chegou a pensar que o professor estava querendo algo com ele, coisa que não era verdade.
Dias depois conversando com um sobrinho de treze anos perguntei como era a situação dos adolescentes homos de sua escola, ele disse que são as piadas do colégio, ou seja, a situação não mudou muito de minha época pra essa, também há alunos que saem da escola por se sentirem humilhados, pior ainda na escola de meu sobrinho ainda tem professores homofônicos que tratam mal tais pessoas.
Que eu quero falar com isso é que: 1. Você não é pior nem melhor que ninguém por ser homossexual, portanto não há necessidade que exibicionismos, extravagâncias, exageros, se comportando como se fossem divas cheias de chiliques e fricotes tolos: 2. È bom saber tratar os outro como iguais, há muito carinhas por ai que ficam zoando homos, mas na primeira oportunidades de transarem com um mesmo se dizendo heteros, “ homens” o fazem. Alem do que isso mostra que você não sabe conviver com o diferente assim sendo vai sobre um pouco mais na vida afinal durante toda ela sempre vai lidar com muita gente diferente de você: 3. Educador homo-fóbico, que tipo de educação você pensa que esta dando a seus alunos? Que tipo de pessoas você quer formar? Por acaso vocês são nazistas? Tua profissão é uma das mais lindas que existe, eduque as pessoas pra vida, pro mundo com suas atitudes, suas diferenças, mas, com respeito humano. Eu não o condeno afinal você não foi preparado pra conviver e lhe dar com o diferente durante sua vida, na família, na escola, na faculdade e nem mesmo você já refletiu sobre isso.
Na vida a de fato problemas sérios pra serem resolvidos, canalizem suas energias pra melhorar o mundo, assim nós e teremos uma vida melhor para todos, ate pra você que não gosta de homos.

Um comentário:

  1. um dia desses eu descobri que eu estava sofrendo de homofobia na faculdade e nem sabia, me senti um NADA praticamente. Depois, refletindo, percebi que eles se tornam tão miseráveis e por nada... por apenas não aceitarem nossas divergencias.
    Acredito que é dificil pra nós não aceitarmos o que levou aquela pessoa a ser daquele jeito. Tenho uma amiga que não se aceita como é e cria várias mentiras sobre a vida dela. Ela conta sobre os namorados que ela não tem, sobre as compras que ela não faz. Não gosto disso nela mas não posso me afastar e abandoná-la assim, as vezes até eu mesmo não me aceito por completo.

    O importante é q o importante não é o q aconteceu no passado, mas é pra onde nós estamos indo, como pessoa, como sociedade. São crises da antiguidade, onde cada pessoa se preocupa tanto com seu proprio bem-estar, que não proporciona aos outros boas maneiras de se viver civilizadamente. :)

    joe_br@msn.com

    ResponderExcluir

Essa postagem é minha visão sobre o assunto e a tua qual é? deixe seu comentário